GUARDA-ROUPA No início da carreira como cantora, nos anos 50, a paulistana Maysa era casada com o empresário André Matarazzo, circulava na alta sociedade e com frequência usava um comportado colar de pérolas. Já nos 70uma das marcas do visual da cantora eram longos kaftans. 'A túnica marroquina totalmente bordada de ouro usada nas gravações pertenceu a Maysa', diz Marília Carneiro, figurinista do programa. '
Fase 1 Entre 15 e 17 anos a cantora adotou um cabelo curtinho com franja similar ao da estrela francesa dos anos 50 Leslie Caron. O delineador ainda é discreto, e o batom forte é o que marca o look, como o vermelho em tom mais aberto. Nos olhos, a sombra é discreta, azul clarinha ou lavanda.
Fase 2 Após o casamento com André Matarazzo, Maysa se torna mais sofisticada, tentando se enquadrar no perfil de mulher rica e chique. O cabelo fica mais semelhante ao de Ava Gardner e Elizabeth Taylor, penteado para trás, co m movimento mais alto. A sobrancelha ganha um formato mais circunflexo e o delineador toma corpo. Os olhos também ganham cílios postiços e o batom vem em vermelho mais fechado. A cantora também adota uma pinta próximo da boca, refletindo uma moda da época - uma variação era usar próxima aos olhos.
Anos 1950 Sofisticada
• Roupas feitas de cetim de seda, renda e tafetá dominavam o guarda-roupa da cantora. A sensualidade era velada e aparecia em decotes nas costas e peças acinturadas.• A saia rodada é um hit da década que está de volta à moda. Use-a com sandálias de salto alto.
Anos 1960 A artista mais bem paga do Brasil tinha um armário recheado de peças de grife, mas tudo o que queria era parecer mais magra
Clássica
• O tailleur estilo Chanel, marinho, com corte reto e debruns contrastantes, caía como uma luva na cantora. Esse tipo de modelagem alonga e afina a sil hueta com elegância.• Esse conjunto vai da reunião de trabalho a uma festa. As camélias do colar, outra referência à estilista francesa, deixam o look menos formal.
Anos 1960 Elegante
• Casaquetos e tubinhos eram as peças-chave da época e continuam em evidência. “A primeiradama da França, Carla Bruni, é um exemplo atual dessa moda clássica que Maysa usava”, explica a figurinista.• Gabardine e sarja são boas opções para dar estrutura e deixar o modelo ideal para o verão.
Nesse período Maysa se separa, fica amiga do pessoal da bossa nova,
Fase 3: Após a separação, Maysa adota um cabelo chanel com mais movimento, solto. O delineador fica quase gráfico, com um toque futurista, grosso e bem marcado, assim como a sobrancelha. Na boca, batom vermelho. "Ela ficou mais européia, meio francesa", diz Torquatto.
Fase 4: Maysa viaja para a Europa e começa a fase de apliques, usando coques elaborados, cabelo com muito volume, pontas mais claras, sobrancelhas suavizadas e sombras coloridas, com muito brilho e glitter.
Anos 1970 - Natural Mais madura, em forma e feliz, Maysa vivia num clima pós-praia em Maricá (RJ). Nas roupas, muito bordados, estampas e cores fortes
Fase 5: No início dos anos 70, Maysa elege a então pequena cidade de Maricá, no Rio de Janeiro, como refúgio. Sua pele branca começa a dar espaço para um tom bronzeado, o cabelo fica mais queimado de sol, quase loiro. O rosto ganha uma sobrancelha desenhada levemente, sombras em tons claros de azul ou verde, rímel e delineador. Na boca, batons em tons de rosa, cor de boca, quase transparentes.• Tecidos leves como voal de seda, musselina e chifom têm tudo a ver com o clima de paz e amor do início da década de 1970.
Fase 6: Na metade dos anos 70, Maysa adota o corte pigmaleão, passando um pouco da altura dos ombros, "meio pantera", segundo Torquatto. Na maquiagem, começa a fase dos metálicos, com sombras em grafite, preto e bronze. Dentro dos olhos, a cantora usava kajal, o lápis da época. A boca era vermelha metalizada ou natura
• Por ter pregas, o vestido longo cria volume. Use um cinto fininho para marcar a cintura e deixar o modelo de viscose mais elegante.
MAQUIAGEM O maquiador Fernando Torquatto gastou mais de dez delineadores e 100 pares de cílios postiços para caracterizar a personagem durante as gravações. 'O cabelo desfiado com volume, o delineador e o batom clarinho são muito atuais', diz Torquatto. 'O desenho circunflexo da sobrancelha de Maysa também é marcante e confere personalidade ao rosto', diz. A seguir, o maquiador ensina o passo a passo do make:
1. Cubra as pálpebras com sombra bege opaca da raiz dos cílios às sobrancelhas para iluminar.
2. Esfume a parte côncava dos olhos com sombra marrom do canto interno ao externo dos olhos - finalize antes da raiz dos cílios.
3.Trace o delineador preto fininho no canto interno dos olhos e deixe mais grosso aos poucos, terminando com uma curva.
4. Para usar no dia-a-dia, finalize com o curvex e duas camadas de máscara. De noite, aplique cílios postiços.
5. Arremate com blush pêssego e batom nude ou rosa-claro um tom abaixo do de sua pele.
Gente já procurei inúmeras vezes por esse vestido azul de Maysa na nona foto. Mas não encontro de jeito e maneira alguma, alguém sabe onde tem uma foto dele todo??? Achei super lindo
ResponderExcluirComo ja faz um tempo que a serie foi ao ara, acho que vc poderia levar a foto a uma costureira de confiança e ela confecciona-lo para vc!
ExcluirMe ajudem!!!
ResponderExcluir