Image Map

sábado, abril 03, 2010

de de

O estilo das personagens de 'Cama de Gato'



Em um ambiente cheio de diversidades, intrigas e muita dança de salão, reina o universo da novela das seis da Rede Globo, Cama de Gato. Entre as estrelas da trama, opostos também são os modelitos utilizados pelas personagens das atrizes Camila Pitanga, Paola Oliveira, Isabela Garcia, Heloísa Perissé e Emanuelle Araújo.

A figurinista Labibe Simão, responsável pelo visual da novela, conta ao Portal Caras que, para criar o guarda-roupa das personagens, precisou pensar no universo de vida de cada um. "Para Rose (Camila Pitanga), imagens dos seus artistas de televisão preferidos se misturam às de São Francisco de Assis e Joana D'arc", afirma.

Outro ponto necessário para a composição foi mergulhar em estudos e pesquisas de campo. Labibe foi às ruas para fotografar pessoas em situações as mais variadas possíveis. "O trabalho é uma junção da realidade com um pouco do lúdico e alguma busca de época. Mesmo quando se trata de uma história contemporânea, existe uma mistura forte entre esses códigos para criar os personagens", explica a figurnista.

Confira, a seguir, detalhes do figurino das principais personagens da trama:

- Camila Pitanga: Rose

"O maior desafio foi transformar Camila Pitanga, que interpreta a faxineira Rose, em uma mulher invisível, como sugere o texto da novela, de maneira verossímil. Ocorreram inúmeras provas de roupa até achar as camisetas e o jeans certos para compor uma figura feminina, alegre e com a praticidade necessária a uma mãe de quatro filhos, que cuida da casa e sustenta a família. Em geral, as camisetas são lisas ou, quando estampadas, são de cashmere. Nada agressivo ou com muito contraste, porém, as cores são fortes. Como Rose tem uma personalidade extremamente firme, a equipe de figurino usou muitos tons terrosos e roxo ou pink. Ícones de mulheres guerreiras, como Joana D'arc, também serviram de inspiração e pequenos detalhes foram incorporados ao figurino. Usamos sandálias amarradas ao tornozelo, o que nos remete à imagem de uma mulher gladiadora."




 Figurino de Camila Pitanga em 'Cama de Gato' passa por reviravolta 







A Rose, personagem de Camila Pitanga em "Cama de Gato", continuou doce e romântica, mas seu figurino  sofreu uma reviravolta. Pelo menos  dentro do escritório da Aromas, onde agora trabalha como assistente de Alcino (Carmo Dalla Vecchia). "Com este  cargo (de executiva), o visual continua romântico mas com formas mais sérias. Não queria o estereótipo de uma secretária, precisava ter uma leveza", explica Labibe Simão, figurista da trama das seis. Quem patrocina a mudança de Rose é o próprio patrão. "O Alcino ajuda ter mais classe, ela escolhe mas ele que está pagando."


http://www.atarde.com.br/arquivos/2010/03/157345.jpghttp://www.abril.com.br/blog/chiado/files/2010/03/rose-alcino-cama550.jpgFoto: TV Globo/Divulgação

A entrada de calças de alfaiataria, saias "que dão um molejo", vestidos "de malha, que marcam partes do corpo" e decotes "que evidenciam ombro e braço", como o nadador. "Ao contrário da Verônica (personagem da Paola Oliveira), ela não tem essa forma, esse visual estruturado. Rose tende a uma sensualidade em algumas partes do corpo. Um decote com cava atrás, uma saia que mostra um pedaço da perna...", explica a figurinista.

Cabelos livres, leves e soltos

O coque prático na cabeça não vai mais ao escritório com Camila Pitanga.ela usa o cabelo solto. "A Rose vai soltar o cabelo e isso ajuda na composição do novo figurino. Ela já está usando rabo de cavalo", seguiu explicando Lalibe. "O cabelo é enrolado, natural da Camila." Já a maquiagem segue na linha light de Rose. "Continua levinha, tudo bem natural." 

Boa e velha Rose 
Após tirar o "uniforme de executiva", Rose é a mesma de sempre. "Tem até um diálogo que ela fala: ai que bom que estou com as minhas roupas", explicou Lalibe. Em casa, Rose volta ao estilo básico com jeans, estampas cashmere (ou paisley, são desenhos em forma de sementes, vírgulas) e blusinhas com cores fortes, como azulão, amarelo e vermelho.
"Fui em lojas populares, em Madureira. A Rose também tem muita coisa de lojas como Marisa e Renner. Tive o cuidado de pegar as roupas e mandar lavar bastante, para ter um desgaste", contou sobre a composição do figurino do dia-a-dia. "A ideia para a Rose era criar uma mulher invisível. E é bastante difícil criar isso com uma pessoa tão exuberante quando a Camila", explicou a figurinista de "Cama de Gato". "Para achar esse nível de invisibilidade interessante, sem exuberância, foram várias provas. Mas a Camila também ajuda muito, é uma boa parceira."

- Paola Oliveira: Verônica

"Já Verônica é uma vilã 'art déco'. O movimento que influenciou a arquitetura, as artes visuais e a moda nas décadas de 20 e 30 -- e que continua inspirando a moda contemporânea -- foi a principal referência para as formas dessa personagem: linhas-duras, formas geométricas nos cortes, sem leveza ou fluidez. Em antiquários, a equipe de figurino procurou fivelas déco que foram transformadas em cintos modernos. Os tecidos das roupas de Verônica variam desde a mistura de chamois com couro até o uso de neoprene, material usado em roupa de mergulho, que dá uma aparência seca e estruturada. Entre as calças estão as pantalonas pata de elefante, alongando a silhueta. Como a personagem sempre pertenceu à alta sociedade e tem acesso ao universo da moda, foi incorporado modelitos inspirados em estilistas como Prada ou Givenchy. Sempre elegante, a antagonista se veste muito de maneira bicolor, com acessórios de cor diferente. Ela usa muito preto e pontua com um sapato ou uma bolsa verde esmeralda, por exemplo. Há sempre pontuações de cores, mas ela não é uma pessoa colorida."





Alcino toma café sem saber que contém
 sonífero / crédito: Divulgação /TV Globo

- Isabela Garcia: Mari

"Apesar de ser secretária, ela não faz uma linha tão executiva, tenta ficar mais esportiva e, nas cenas em que acompanha o personagem Alcino na viagem ao deserto, chega a ter um toque 'safári'. Sua palheta de cor é cáqui, bege e cores de floresta."
http://lh3.ggpht.com/_u2XPnN7QMoU/SulZ5mV3EmI/AAAAAAAADVc/xwsDUedXvQk/cama%20de%20gato%20mari%20isabela%20garcia_thumb%5B7%5D.jpg

- Heloísa Perissé: Taís

"Taís é a vaidade em pessoa. As cores de seu figurino são sempre vibrantes e a maioria dos modelitos são colados ao corpo. Pode até usar uma bata, mas será acompanhada de uma 'senhora' fivela. As peças são assimétricas e, quando não, têm pelo menos um babado. Ela gosta de uma modinha, é daquelas que se permite gastar dinheiro para comprar alguma coisa que ela acha que tem a cara dela."

http://mdemulher.abril.com.br/imagem/moda/galeria/bijuterias-novelas-vivamais-541-tais.jpg

Título da Matéria

Título da Matéria

- Emanuelle Araújo: Heloísa

"A inspiração do figurino veio de uma mulher vista num posto de gasolina usando um vestido justo, com blazerzinho e sapato escarpim. Era justamente a imagem de uma mulher sensual e invejosa, 'escondida' em uma roupa de escritório."


http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2009/09/328_1122-cama.jpg


Fonte Portal Caras, Ego

4 comentários :

  1. O pessoal do figurino foram dez, com roupa linda e elegante das atrizes da novela, nada vulgar, porém sensual deixando assim as mulheres mais femininas.
    Ass: Maria Lúcia

    ResponderExcluir
  2. quero ver os vestidos da mari ,Isabela Garcia

    ResponderExcluir
  3. idelciana brugiolosexta-feira, abril 09, 2010

    Eu gostaria de ver o modelo do vestido da atriz Raquel personagem Glória no último capítulo. O preto em que ela tirava as fotos do novo catálago da aromas.
    Obrigada, Idelciana

    ResponderExcluir
  4. eu gostaria de ver os vestidos da personagem sophia

    ResponderExcluir

Agradeço sua participação