Image Map

domingo, abril 18, 2010

de de

A Favorita - Estilos das Personagens Femininos




A Favorita 
Autor João Emanuel Carneiro
Figurinista Marie Salles
Período de exibição: 02/06/2008 – 16/01/2009 

DONATELA 




O figurino de Donatela  considerado por Marie Salles “muito realista”, com inspiração country, mas com referências trazidas dos desfiles de moda realizados na Europa. Embora a personagem antecipou algumas tendências do inverno 2009, abusando do couro, de tecidos mais finos e do dourado, sua marca registrada não era o estilo, mas o “toque de perua”. “Donatela não é cafona; ela é apenas inadequada, pois está sempre um pouco over”, O country adotado pela personagem também não foi o tradicional, mas uma alusão ao estilo, com elementos como botas e blusas xadrez Para o figurino da Donatela na primeira fase, usamos várias coisas que sabíamos que eram tendência, como o lenço no pescoço, os vestidos com bota longa e as jaquetas curtas coloridas (lembrando que isto foi no inverno de 2007). As referências foram Hermès e Roberto Cavalli.as marcas usadas foram Roberto Cavalli, Sergio Gás, Forum, Disritmia, Letage e Rogério Figueiredo. Os acessórios de Donatela (Cláudia Raia) estão longe de ser discretos, mas podem ser combinados em conjunto se fizer o mesmo estilo 'perua-chique' da personagem
Bolsas: as marcas que Donatela usa são Donna SinhorelliPortfolioCarmen Steffens e Victor Hugo.




Donatela gosta de cores fortes e isso  se estende em eventos como o vestido verde acima



Jaquetas de couro, coloridas fazem parte do  figurino da personagem


Print animal não falta no guarda-roupa de qualquer perua










pelo - fake, please, veludo  também compoem seus looks
Donatela pobre
A Donatela foragida usa calça jeans e camiseta e a Donatela final, uma mulher mais clean, usa Issa e Daniele Mabe





O vestido de noiva de Donatela


A peça, que tem um tom de rosa seco, foi confeccionado com renda rebordada e aplicações de pedras e paetês. Criação de Marta Macedo  da grife Martu



FLORA 1ª Fase 
A Flora ficou atemporal com roupas da época que ela foi presa, nos anos 90: saia jeans curta, mas nem tanto, camisetas listradas ou lisa e camisa xadrez, uma referência leve do country.







Flora 2ª Fase 










vestido de noiva

O figurino foi modificado aos poucos e bem devagar. A Flora trabalhou em alguns lugares antes e suas peças eram bem básicas, como calças jeans, camisas em tricoline e jaquetas tipo paletó. Aos poucos, foram acrescentados um bom sapato, uma boa bolsa e a transformação foi acontecendo
 SERIEDADE: A essência de Flora continua a mesma, características como a seriedade permanecem mesmo com as modificações sofridas na trama. E isso implica também no figurino.
TECIDOS NOBRES: “O lado minimalista do personagem, o interior, é o mesmo. Com isso, procuramos usar tecidos e texturas mais nobres” afirma o figurinista.
ESTAMPAS COM FORMAS ABSTRATAS: Quando se trata de um vilão, a primeira idéia que vem a mente é o visual carregado do personagem. Porém, não é isso que se percebe com a Flora. Ela passa sobriedade e naturalidade e Antonio revela o segredo: “Tentamos evitar este signo do vilão, já que é uma coisa muito usada na dramaturgia. Mas, temos algumas restrições. Uma vilã como a Flora não usaria roupas com estampas alegres e suaves; Elas devem ser de formas abstratas ou geométricas”.
CORTES RETOS E BLUSAS DE SEDA: “Cores escuras, calças pretas, ternos em preto ou branco com cortes retos e muitas blusas de seda estampada. Tudo minimalista e sofisticado. Camisaria e alfaiataria não podem faltar!”, ensina Antonio.
Pra Flora rica  uma mistura do masculino com o feminino: babados e blusas de amarrar no pescoço, ternos, saias e calças de alfaiataria com cintura alta, vestidos transpassados com meias grossas. As referências foram Marc jacbos, Calvin Klein e Alberta Ferreti. 
O figurino da Flora teve mais fases e quanto mais poder ela tinha, mais chique e rica ela ficava. As marcas são Lu Monteiro, Marcela Santana, Agatha Felix (os ternos), Diane von Fusterberg, Lelis Blanc e Mixed.

ALICIA

Anel e brinco







 jaqueta cropped + calça de cintura alta -

 Vestido smoking

 O estilo urbano da novela foi bem representado por Alícia, personagem de Taís Araújo. Apesar de contar com forte influência das tendências mostradas em desfiles, o figurino da menina nascida em berço de ouro foi inspirado na moda das ruas. “Hoje, o boom da moda está nas tendências de rua. Há muitos sites com fotos de pessoas comuns nas ruas de Londres, Tóquio ou Amsterdã. Eles têm o que está se usando no mundo inteiro e o figurino de Alicia foi criado com essa referência”.Alicia era moderna e sensual, mas gostava de detalhes românticos em suas roupas, além da clássica combinação de preto e branco

Acessõrios Alícia é antenada, por isso usa acessórios com pedras pretas, como a ágata e o quartzo, que estão em alta. "Além disso, elas são imponentes e demonstram personalidade forte", explica a figurinista Marie Salles.

Bolsas As estruturadas, escuras e com acabamento de verniz são a cara da personagem.

Tecidos Associados à sofisticação, materiais como xantungue, tafetá e organza são suas apostas para circular em restaurantes chiques e festas badaladas. "Eles transmitem o ar de poderosa que Alícia gosta de passar", conta a figurinista.

 Look

Sandálias Sempre de salto, a gladiadora é o item que injeta modernidade ao look feminino.

Maquiagem

 Maquiagem

 Olhos delineados Contorne as pálpebras inferior e superior com lápis preto e repita o processo na parte interna dos olhos e rente aos cílios. Com delineador líquido ou em gel, faça um traço grosso seguindo os contornos. Prolongue o traço para fora da pálpebra, em diagonal. Pele iluminada Aplique uma base em pó com efeito bronzeador para peles negras. Use blush rosado e batom cor de boca.



Maíra - Juliana Paes

 http://mdemulher.abril.com.br/imagem/moda/interna-slideshow/vm-466-moda-close-juliana-paes.jpg



Looks práticos, de trabalho. A jornalista  usa blusinhas, camisas e jeans .

LARA - Mariana Ximenes

em ocasiões  especiais Lara faz a linha sexy mas no dia-dia prima pelo conforto


Camisa polo justa visto em vários looks
regata + com alças aparentes


camisetas "podrinha"

sobreposições

roupas esportivas

Visual de Lara é masculino
O figurino de Lara, foi concebido a partir da memória afetiva da figurinista, que foi buscar inspiração nos seus tempos de adolescente para as peças da personagem. Com um visual mais masculino, seu estilo é descontraído, jovem e DESPRENDIDO. Suas roupas são confortáveis, sempre com moleton, tênis de lona e camisetas básicas, um estilo básico com boas combinações.
O mais importante é saber combinar, porque ela usa cores fortes, mas não é perua. As cores mais usadas são: verde, roxo, azul, vermelho, cinza e um pouco de preto, mas bem pouco.
Ela também usa as alcinhas do sutiã sempre aparecendo, mas com bom senso. São sutiãs coloridos com estampas e bolinhas, normalmente contrapondo com a cor da blusa.
As calcinhas também aparecem, são calcinha coloridas, mas nunca combina com o sutiã, as estampas são sempre diferentes. São calcinhas grandes, tipo cueca feminina. É UM ESTILO ADOLESCENTE MISTURADO COM CHARME.
Poucos acessórios
Os acessórios de Lara são um cordão com marretinha (símbolo da geologia) e um brinco de brilhante bem pequeno.



Maria do Céu 
Começou a novela usando vestidos emprestados das meninas da casa de Dona Cilene e, após o acordo com Orlandinho, passou a comprar tudo por impulso. e aos poucos, ela assumiu uma fase chique e glamurosa”.



ATITUDE – Na segunda fase, Céu teve estilo, usava vestidos curtos com atitude e design arrojado. Não tinha medo de ousar nos tamanhos. Sempre alinhada com as tendências do mundo da moda.


 Céu usava muitas saias retas supercurtas com cintura alta e blusas de crepe de seda em branco. Os vestidos, uma marca forte dela, eram curtos, podendo ser soltos ou extremamente justos ao corpo, com saltões (bem altos mesmo) valorizando as pernas



 
Fase Garota de Programa






http://noivasemfuga.files.wordpress.com/2008/10/ceu-a-favorita.jpg





















 Dedina (Helena Ranaldi)
A personagem  bem feminina. O figurino foi construído com base no estilo da personagem "Gabriela" do escritor Jorge Amado. Vestidos envelopes, em viscolycra lisa ou estampada remetem a sensualidade recatada de Dedina que em determinadas cenas deixa transparecer.
http://www.clicrbs.com.br/blog/fotos/135382post_foto.jpg

Cida (Cláudia Ohana)
Cida caminhoneira que volta a morar com os pais. É uma mulher solitária e romântica, com uma sensualidade latente. Usa muito jeans, coletes, camisas, roupas que remetem ao universo de sua profissão, mas sem deixar a feminilidade de lado.



0 comentários :

Postar um comentário

Agradeço sua participação