Image Map

domingo, julho 25, 2010

de de

Sinha Moça - Uma novela de época


Novela Sinhá Moça
Figurinista  Helena Gastal
Ano 2006 - reprise 2010

 http://itvibopedatv.files.wordpress.com/2010/03/sinha-moca1.jpg
Como toda produção de época, o figurino é essencial para caracterizar os personagens e levar o público até o momento em que a trama se passa.
A novela Sinhá Moça nos mostra claramente como é possível através da moda, retratar o modo de vida da sociedade. O período em que ela se passa foi marcado por vasta opulência no vestir. Homens e mulheres de alto poder social e econômico se vestem com luxuosos trajes de acordo com o modelo europeu, que demonstram sua riqueza.
As regras são rígidas e a moda é um forte indício de classe, posição social e idade. A maquiagem é leve e as mulheres casadas saem sempre com os cabelos presos, só as solteiras podem usar cabelos soltos.
As mulheres ricas em especial, parecem ter o corpo em forma de “S”, pois usam obrigatoriamente espartilhos, que demarcam a silhueta, busto pronunciado, cintura fina e saias muito amplas, em geral estruturadas com crinolinas e anquinhas. Também têm várias sombrinhas e chapéus para seus passeios.
As de classe inferior usam tecidos mais rústicos e o cabelo semi-preso, já que não têm escrava ou dama de companhia para ajudá-las a se pentearem.
Os tons mais utilizados na novela são os delicados como azul bebê, rosa claro e amarelo.
Em contrapartida, o figurino dos escravos, tem a função única de cobrir o corpo, tecidos brancos, de fibras naturais, sem nenhum adorno. Essencial ao tipo de trabalho, bem mais confortáveis e frescos. 
A curiosidade é  trama traz particularidades como vestidos feitos a partir de toalhas de mesa

http://veja.abril.com.br/galeria-de-imagens/benedito-ruy-barbosa/imgs/10.jpghttp://batalhadoibopee.files.wordpress.com/2010/02/fto_ft1_89801.jpg
http://www.abril.com.br/imagem/valverde-sinha-03g.jpghttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifjTr19NbXznhO438W84myxlPytk-vgx9noIjn1C1gPgY__KysgZj5yFQnE35TrWnj-shfbpQNuXSgQjxtRiToc9QibfOx4srAK_S7R_InwgBYnwOShKHTt7ftvLzNIMY_cTa-op56ClX6/s400/c%C3%A2ndida.jpghttp://worlddy.files.wordpress.com/2009/01/010850395-ex00.jpg
Diário OnLine
Fonte Girafa.org

2 comentários :

  1. Prezados,
    Moro no Rio de Janeiro e gostaria de saber onde consigo alugar trajes (vestidos, sombrinhas) de época, pois quero fazer uma sessão de fotos no estilo de época. Amo as roupas de época, tanto as mulheres como os homens eram mais elegantes.
    Por favor me ajudem, se puder.

    Desde já agradeço.
    Lana da Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lana não sei te informar, mas caso consiga retorno o contato... bjs

      Excluir

Agradeço sua participação